sábado, 5 de agosto de 2017

Mal Waldron – “The Call” – JAPO 60001


Mal Waldron
“The Call”
JAPO 60001
ECM Records

Mal Waldron – Electric Piano.
Jimmy Jackson – Organ.
Eberhard Weber – Electric Bass.
Fred Braceful – Drums.

1 – The Call – 18:53*
2 – Thoughts – 21:50*

Duração: 40:43
Ano: 1971
Edição: LP/CD


Nota: Em 1967 Manfred Scheffner iniciou a venda de álbuns de jazz por correio, que designou de “Jazz by Post” (JAPO), numa loja de electrodomésticos em Munique, criando dois anos mais tarde, em 1969, uma discoteca que se dedicava exclusivamente à comercialização de álbuns de jazz, que se iria tornar numa referência no universo do Jazz e que mais tarde se irá lançar na produção discográfica.

Os LPs da JAPO Records foram produzidos por Thomas Stowsand, Steve Lake e Manfred Eicher e por vezes até pelos próprios músicos e publicados e comercializados pela ECM Records. Recorde-se que JAPO é a abreviatura encontrada para a designação “Jazz by Post” criada pelos seus fundadores.

Em 1989 a JAPO Records encerrou a sua actividade discográfica, tendo até esse momento originado 41 álbuns incontornáveis e a ECM Records ficou detentora desta etiqueta discográfica e posteriormente iniciou a reedição de diversos álbuns do catálogo da JAPO Records  na ECM Records.

O primeiro álbum editado foi o trabalho discográfico de Mal Waldron, intitulado “The Call”, recorde-se que o primeiro álbum a ver a luz do dia com o selo ECM Records foi também assinado por Mal Waldron, numa formação em trio de jazz.

“The Call” foi gravado a 1 de Fevereiro de 1971 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Kurt Rapp. Cover Design de B & B Wojirsch. Produção de Manfred Eicher.
Todas as composições são da autoria de Mal Waldron.